domingo, 4 de diciembre de 2011

Brasil: Camponeses da área Canaã estão novamente em luta contra despejo

Camponeses da área Canaã estão novamente em luta contra despejo

Jaru, 02 de dezembrode 2011

No dia 22 de novembropoliciais militares estiveram na área Canaã e reuniram-se com a maioria dosmoradores que se agrupou no barracão da assembleia. Eram cerca de 5 policiaisdo COE – Comando de Operações Especiais, liderados pelo coronel Márcio ÂngeloPinto, de Ji-Paraná. Também estava presente o delegado da polícia civil LucasTorres, de Buritis, que disse acumular a função de delegado agrário, nomeadopelo Sr. Gercino, Ouvidor Agrário nacional. Um outro policial disse estar representando o tenente coronel Ênedy, antigo inimigo dos camponeses, atualcomandante do batalhão da PM de Ariquemes.

Os policiais apresentaram uma ordem de despejo e disseram que dariam um prazo para os camponeses desmancharem suas casas, organizarem seus pertences e saírem semprejuízo e sem conflito. Como o povo falou que não sairia, eles ameaçaramvoltar em 150 policiais, 300 ou 500. E que teriam o reforço da Força Nacional eaté do Exército se preciso.

Depois que foramembora, os camponeses fizeram uma assembleia e traçaram um plano de luta. No dia 24 de novembro, dois ônibus lotados de camponeses partiram cedo para ofórum de Ariquemes. Contaram com o apoio importante de 7 moradores da área vizinha Raio do Sol. Todos empunhavam bandeiras vermelhas da LCP e faixas compalavras de ordem.

Chegando no fórum, oscamponeses descobriram que não tinha nada de novo, apenas os mesmos dois processos de despejo,  um que estava suspenso e o outro que ainda seria avaliado pelo juiz. A ordem de despejo apresentada pelos policiais era uma antiga que já tinha sido entregue aos moradores no início do ano. Os camponeses estão suspeitando de que o Sr. Edsonpagou os policias por fora para tentarem amedrontá-los. Edson é um dos supostosdonos da área Canaã que mora em Ji-Paraná, onde foi oficial de justiça.

Outra informação foirepassada pela assessora do governador Confúcio, Iaf Azamor, e pela Ednéia daSeagri – Secretaria Estadual de Agricultura. Segundo elas, os Srs. João ArnaldoTucci e Ângela, que se dizem donos do Canaã, não querem mais negociar as terrascom o Incra, por preço nenhum.

Recentemente, a ouvidoraagrária regional Márcia do Nascimento Pereira conversou com uma das liderançasdo Canaã e disse que a maioria das famílias de lá não passa no perfil dareforma agrária. Este tem sido outro argumento bastante usado pelo Incra paranegar o direito à terra aos camponeses, como tem ocorrido com as famílias da área Zé Bentão, na antiga fazenda Santa Elina. O governo Dilma não assenta ninguém e tenta de todas asformas retirar quem já está em cima da terra produzindo.

A área Canaã está localizada entre as cidades de Jaru e Ariquemes. Lá vivem e trabalham com dignidade cerca de 130 famílias que tiram seu sustento do seu próprio suor. Agrande produção de grãos -arroz, milho, feijão e café- ajudam ainda no abastecimento de Jaru e Ariquemes. Quando os primeiros camponeses lá chegaram,em 2001, só havia um capoeirão e uma plantação de cacau abandonada. Veja no endereço a seguir mais informações e fotos publicadas recentemente no jornal Resistência Camponesa.

http://resistenciacamponesa.com/jornal-no-19/440-noticias-da-luta-camponesa

As terras do Canaãsão da União e foram cedidas para alguns produtores produzirem nelas, medianteum CATP – Contrato de Alienação de Terras Públicas, nos anos de 1970. Mas este contrato não dava direito à posse e tinha várias cláusulas que não foram cumpridas. Existe uma ação na justiça federal para devolver a área ao Incra, mas como sempre, a justiça é lenta para garantir os direitos do povo.

A maioria dos camponeses investiu tudo no Canaã e não tem outro lugar pra ir. Tudo o que eles querem é trabalhar em paz, mas estão dispostos a resistir até o fim pelosagrado direito à terra. Qualquer conflito que ocorrer é de total responsabilidade do Incra e da presidente Dilma que não fazem nada pelos camponeses.

Exigimos que se investigue e puna quem deu a ordem para os policiais irem até o Canaã! Exigimos a regularização imediata das terras do Canaã para seus verdadeiros donos: os camponeses que estão morando e trabalhando lá!


Terra pra quem nela vive e trabalha!
O povo quer terra, não repressão!

LCP– Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental

No hay comentarios: