sábado, 18 de agosto de 2012

BRASIL: CEBRASPO repudia massacre de mineiros na África do Sul

CEBRASPO repudia massacre de mineiros na África do Sul

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos repudia veementemente o covarde assassinato dos trabalhadores da mina de platina da empresa Lonmin PLC, em Marikana, no noroeste da África do Sul, em greve por direitos e melhores salários. O brutal massacre ocorreu na quinta-feira, dia 16 de agosto, no momento em que os operários estavam em manifestação. A polícia montou um cerco contra os trabalhadores e atirou com fuzis assassinando dezenas de pessoas. Até o momento, a confirmação é de 36 mortes. O Ministério da Polícia sul-africano admite a possibilidade de aumento no número de mortos, uma vez que “muita gente ficou ferida”.
Centenas de mineiros participavam do protesto. Algumas informações classificam o que ocorreu como “confronto”. Na verdade, o que aconteceu não foi um confronto, e sim um massacre, pois as forças policiais com armas de grosso calibre atiraram em trabalhadores em justa manifestação, munidos apenas de paus e pedras. O que existe, nesse caso, é a exposição do caráter fascista, opressor, violento e assassino do Estado. O aparato do Apartheid continua funcionando na África do Sul, com o seu histórico ódio de classe contra o povo negro e trabalhador.
O que aconteceu na África do Sul nos choca pela barbárie e covardia, mas certamente negar aos trabalhadores o direito de se manifestar, se expressar e de lutar por dignidade e respeito aos seus direitos é mais uma forma de fascismo. Massacres covardes desse tipo vêm ocorrendo em várias partes do mundo e os povos vêm respondendo a isso aumentado sua resistência contra a opressão do sistema capitalista em sua profunda crise.

Contra a manutenção da política do Apartheid!
Abaixo o fascismo!
Abaixo a repressão contra os trabalhadores em luta em todo o mundo!

CEBRASPO – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos.
17 de agosto de 2012.
--
CEBRASPO
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos
www.cebraspo.org.br

No hay comentarios: